SindResbar homenageia Dr. Nelson Pinto por seus 92 anos de contribuição ao turismo e gastronomia

14/05/2024

Hoje é um dia especial para o Sindicato de Bares e Restaurantes de São Paulo (SindResbar) e para toda a comunidade ligada ao turismo e à gastronomia. Celebramos o aniversário de 92 anos do Dr. Nelson de Abreu Pinto, uma figura icônica que dedicou sua vida ao desenvolvimento e fortalecimento desses setores tão importantes para o Brasil.

Dr. Nelson Pinto, que já foi presidente da CNTUR (Confederação Nacional do Turismo), é uma referência incontestável no cenário nacional e internacional. Seu legado é marcado pela paixão, dedicação e incansável trabalho em prol do crescimento e reconhecimento do turismo brasileiro.

Uma das formas de reconhecimento por sua vasta contribuição foi a inauguração de uma estátua em sua homenagem, presenteada por seus filhos Wilson Luiz Pinto, Edson Luiz Pinto, Nelson Luiz Pinto e Marilene Aparecida Pinto Leite. Wilson, atual presidente da CNTUR, compartilhou sua gratidão:

Meu pai dedicou sua vida ao turismo, muitas vezes nossa família sentiu falta do ‘painho’, mas nós sabíamos que ele estava trabalhando pela nossa categoria. Hoje, em seu aniversário, fazemos uma homenagem, ainda em vida, ao presidente Nelson por todos estes anos de trabalho.

A estátua, uma sinueta que captura a essência e a grandiosidade de Dr. Nelson, é um símbolo de gratidão e respeito por tudo que ele fez e representa para o setor.

Durante a cerimônia de homenagem, Nei Jorge Feniar, Vice-presidente do SindResBar, compartilhou palavras emocionadas sobre a importância de Dr. Nelson em sua vida e no setor:

Quando passei por momentos difíceis na minha vida, o único cara que me estendeu a mão foi o Nelson. Eu ficava no primeiro andar, e ele não precisava de mim pra nada e mesmo assim gentilmente me estendeu a mão. Tenho um reconhecimento incrível pelo senhor.

Essas palavras refletem não apenas a grandeza profissional de Dr. Nelson, mas também sua generosidade e capacidade de impactar positivamente a vida daqueles ao seu redor.

A presença de instituições parceiras também foi destacada durante a homenagem, estiveram presentes o presidente da Apressa, Cesinha Ferreira, o Diretor do SinThores, Francisco Kalazans Lacerda, o Tesoureiro Sebastião Duarte, entre outros representantes da CnTur, SindResBar, FhoResp e SindHoteis.

A Sra Magali Shmitsler participou desta homenagem não apenas representando todos os colaboradores da instituição, mas todo o setor que reconhece a importância de Dr. Nelson para o desenvolvimento e valorização do turismo e da gastronomia no Brasil.

Ao dedicar 40 anos de sua vida ao setor, Dr. Nelson Pinto deixou um legado que inspira gerações futuras a continuarem trabalhando incansavelmente pela excelência e reconhecimento do turismo nacional. Suas contribuições foram fundamentais para posicionar o Brasil como um destino turístico de destaque mundial.

Estamos nessa luta para levar a CNTUR onde realmente ela merece estar… Por aquilo que o senhor plantou, somos incansáveis nesta luta. Pelo reconhecimento do setor de turismo no Brasil, e quando falando de turismo no Brasil não tem como não falar no nome de Nelson Pinto, ressaltou Nei Jorge Feniar, evidenciando a continuidade do trabalho e da visão de Dr. Nelson nas atividades do sindicato e de toda a indústria do turismo.

O legado de Dr. Nelson Pinto é um exemplo a ser seguido e celebrado, não apenas hoje em seu aniversário, mas em todos os dias em que sua influência e inspiração continuam vivas entre nós. Que seu exemplo inspire novas gerações a trabalharem pelo crescimento e reconhecimento do turismo e da gastronomia brasileira, mantendo viva a chama de sua dedicação e paixão pelo setor. Parabéns, Dr. Nelson Pinto, pelos seus 92 anos e por tudo que você representa para o Brasil!