SindResbar e Irmãos de Talheres se unem em evento sobre desperdício de alimentos

08/05/2024

Nesta quarta-feira (8), o SindResbar marcou presença através do seu vice-presidente Nei Jorge Feniar no encontro do Irmãos de Talheres, realizado na Tartuferia San Paolo em Pinheiros. O evento teve como foco principal discutir o tema crucial para o setor de bares e restaurantes: o desperdício de alimentos.

A participação da Carol Paiffer trouxe insights valiosos sobre temas como situação financeira, educação financeira, gestão de tempo e como aproveitar melhor os alimentos, destacando a importância de abordar essas questões no contexto atual.

Um momento de reflexão marcou o início do evento, com o Nei Jorge vice-presidente do SindResbar pedindo um minuto de silêncio em prol das vítimas do desastre que envolveu o Estado do Rio Grande do Sul. Em seguida, Carol Paiffer abordou sobre a plataforma Aton, que oferece cursos com conteúdos exclusivos e gratuitos, visando a liberdade financeira para os interessados.

Luciano da Restin também teve a oportunidade de compartilhar sua expertise em gestão de desperdícios, ressaltando que a cada minuto toneladas de alimentos são perdidas, mas que a Restin encontrou uma forma de transformar esse problema em solução. A empresa compra lotes próximos ao vencimento e os vende a preços competitivos para restaurantes, estabelecendo parcerias estratégicas para ampliar seu impacto.

O evento também contou com a participação de Patrícia Dichtchekenian, representando Michelle Barron da ONU Migração, que discutiu iniciativas de treinamento e empregabilidade para imigrantes, destacando o papel fundamental do setor gastronômico nesse contexto.

O compromisso das empresas do setor gastronômico com a responsabilidade social e ambiental também foi evidenciado durante o evento. O Restaurante Casaria anunciou que todas as suas casas se tornarão pontos de doação em breve, uma iniciativa incrível que demonstra o engajamento da empresa em causas humanitárias. Além disso, em parceria com Carol Paiffer e os Irmãos de Talhes, a Restin se comprometeu a enviar meia tonelada de alimentos perecíveis para o Rio Grande do Sul, mostrando solidariedade em momentos de necessidade.

Durante o evento, também foi anunciada uma parceria entre os Irmãos de Talheres e a Apressa para ajudar a população do Rio Grande do Sul. Será disponibilizado um QRCode para doações, os membros da Apressa serão convidados a colocarem em seus

estabelecimentos e os clientes serão convidados a contribuir com doações para auxiliar as famílias e comunidades afetadas pela situação de emergência no RS. Todas as doações arrecadadas serão direcionadas para iniciativas de assistência e reconstrução em áreas afetadas pela calamidade, seja para fornecer alimentos, abrigo, apoio psicológico ou reconstrução de infraestrutura. Cada centavo fará a diferença na vida de quem precisa.

O evento reuniu uma gama diversificada de representantes do setor, incluindo, Cesinha Ferreira Presidente da Apressa, Carlos Calro e Monica da Taturferia San Paolo, Sílvio Nunziato da Nuni Charutos, Flávio e Ludmila do Restaurante Casaria, Rafael do Aguzzo, André Celeguin da BMW, Fernanda Zoppi da Patisserie, Jorge do Prazeres da Mesa, dentre outros.

Essas iniciativas demonstram não apenas um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social, mas também um esforço coletivo para criar um futuro mais justo, sustentável e solidário para todos.