Guia Michelin 2024: Destaques da Gastronomia Brasileira

01/07/2024

No dia 20 de maio, o Guia Michelin divulgou sua edição brasileira, destacando os principais estabelecimentos gastronômicos das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. A cerimônia de premiação, foi realizada no icônico Copacabana Palace, e foi mais um marco para a nossa gastronomia, reconhecendo a excelência de restaurantes que se destacam pela qualidade e inovação.

Na categoria de duas estrelas, ambas as cidades se destacaram igualmente. São Paulo e Rio de Janeiro brilharam com três restaurantes cada uma. Em São Paulo, os restaurantes D.O.M., Evvai e Tuju foram os agraciados, enquanto no Rio de Janeiro, Lasai, Oro e Oteque receberam a honraria. Estes estabelecimentos foram reconhecidos não apenas pela excelência culinária, mas também pela inovação e experiência única proporcionada aos clientes.

Quando o assunto é a categoria de uma estrela, São Paulo se destacou com uma vantagem significativa. A cidade contou com doze estabelecimentos premiados: Fame Osteria, Huto, Jun Sakamoto, Kan Suke, Kazuo, Kinoshita, Kuro, Mani, Murakami, Oizumi Sushi, Picchi e Tangará Jean-Georges. No Rio de Janeiro, três restaurantes foram agraciados com uma estrela: Cipriani, Mee e San Omakase Room. Este destaque paulistano reflete a diversidade e riqueza da cena gastronômica local.

A nova edição do Guia Michelin mencionou um total de 82 restaurantes, incluindo aqueles sem estrelas. Desses, 44 já faziam parte da edição anterior, enquanto 38 foram acrescentados à lista deste ano. Este crescimento demonstra o dinamismo e a evolução constante do cenário gastronômico brasileiro.

Categoria Bib Gourmand: Qualidade a Preços Acessíveis

A premiação também destacou 37 restaurantes na categoria Bib Gourmand, que reconheceu “estabelecimentos de qualidade com preços acessíveis”. A seleção inclui 25 locais que já estavam na lista anterior e 12 novos premiados. Esta categoria é de grande importância, pois valoriza estabelecimentos que oferecem uma excelente relação entre qualidade e preço, tornando a alta gastronomia mais acessível ao público.

Desafios de Inclusão na Gastronomia

Apesar das comemorações, um ponto de reflexão emergiu durante a premiação: a ausência de chefs negros entre os principais premiados. Em um momento em que diversos setores da sociedade adotam uma postura mais inclusiva, a gastronomia ainda tem um longo caminho a percorrer para garantir representatividade e equidade. Este é um chamado para que o setor reflita e tome medidas concretas para promover a diversidade em suas fileiras.

A edição de 2024 do Guia Michelin reafirmou a excelência da gastronomia brasileira, destacando não apenas a alta qualidade dos restaurantes, mas também a necessidade de um movimento contínuo em direção à inclusão e representatividade no setor. Com essa premiação, São Paulo e Rio de Janeiro se consolidam como destinos imperdíveis para os amantes da boa mesa, oferecendo experiências culinárias que refletem a diversidade e a riqueza cultural do Brasil.