Antigamente, o menu de bebidas não alcoólicas costumava não ter muitas opções. Antes, você pedia um drink para se manter sóbrio e recebia um copo de suco ou água com gás, sem contar com os “recheios” na borda do copo com inúmeras frutas para dar uma aparência diferenciada.
Com a mudança de gerações, os gostos também passaram a ser outros e, consequentemente, drinks sem álcool passaram a ser um item totalmente necessário nos pedidos dos mais jovens – presumimos que até os mais velhos têm adotado essa tendência de mercado.
Em uma pesquisa recente, esse resultado tem como principal referência a mudança de hábitos das pessoas se compararmos com os tempos antigos. Por exemplo, na França, estima-se que o consumo de vinho decaiu em torno de 70% em um período de 60 anos. Conforme declaração da consultoria IWSR, mais de 50% das pessoas preferem bebidas zero, enquanto 47% têm interesse em diminuir a frequência com que ingerem álcool.
Já em outro artigo similar feito pelo Centro de Pesquisa em Políticas Sobre Álcool – Universidade de La Trobe – localizado na Austrália, eles concluíram que em mais de 39 países da Europa, Oceania e América, houve queda de consumo alcoólico entre pessoas de 12 a 18 anos e, inclusive, em um país em particular quebrou um recorde: na Islândia, mais de 80% dos jovens abriram mão de tomar drinks com álcool.
Com a falta de pesquisas desse ramo aqui no Brasil, fica um pouco difícil dizer, sem uma base de dados, o percentual dessa diminuição nos últimos anos. Embora seja notável que inúmeros jovens estão preferindo se manter distantes desse estilo de vida e se adequando ao bem-estar.
Aproveitando essa onda, muitas empresas brasileiras começaram a apostar na criação de bebidas que, anteriormente, eram conhecidas por conter álcool, mas nessa nova versão, elas são 100% zero e próprias para quem mantém a saúde em primeiro lugar. De espumantes sem teor alcoólico, hoje, já contamos com inúmeras opções, desde gins a vinhos.
Mas não se engane pensando que as grandes marcas também não estão de olho nessa nova área de consumidores. A Heineken, por exemplo, já lançou cervejas com 0% de álcool – assim como a sua principal concorrente: Budweiser. A Tanqueray também entrou nessa e já está apostando “tudo” para ter um bom retorno com uma de suas bebidas mais populares.
Ainda falando em atualidades, já temos lojas especializadas em bebidas zero. Algumas podem ser encontradas de maneira online, como a Armazém Sem Álcool e, para aqueles que preferem comprar presencialmente, existe a opção de visitar o Empório Vignamazzi, que possui um espaço especial para os mais saudáveis que ainda querem curtir um drink sem nenhuma adição de álcool.