5 Pilares essenciais para ter um bar de sucesso e lucrativo

10/09/2024

Na hora de abrir um novo empreendimento, é crucial aprender e entender algumas métricas para que o seu estabelecimento tenha sucesso, não apenas no local onde reside, mas também em território nacional. Para isso, levantamos alguns pontos como liderança, marketing, organização, etc., que podem melhorar suas habilidades na gestão comercial do seu bar ou outro comércio do ramo.

E para ter sucesso na área, é necessário seguir esses cinco pilares que separamos após uma pesquisa recente.

Em primeiro lugar, listamos que é necessário ter experiências que agreguem ao seu conhecimento. Mas o que isso tem a ver? Bom, é crucial visitar outros locais para ver como cada um funciona, por exemplo, como são feitos os cardápios, atendimentos e a qualidade dos produtos. Tudo isso eleva sua experiência como cliente e como você mudaria isso se fosse dono daquele estabelecimento.

Já como segunda dica, vamos lembrar que empreender, por si só, não é uma tarefa nada fácil e pode se tornar ainda mais complicado se você não aceitar a ajuda de alguém. Mesmo que seja uma empresa pequena, ninguém é capaz de gerenciar a parte administrativa, financeira, etc., sozinho. Na hora de pensar em quem pode oferecer um auxílio, lembre-se de pessoas que possuem habilidades e gostos parecidos.

Outro e terceiro ponto é ter controle de todas as coisas que existem dentro do seu bar ou restaurante. Por exemplo, como está o estoque? Quando algum produto vai acabar? Preciso contatar algum fornecedor antes da hora? Nesse quesito, o planejamento é ideal para não sofrer imprevistos futuros que podem acarretar prejuízos ao seu comércio. Uma boa opção que pode te ajudar: una a tecnologia ao seu empreendimento! Algumas empresas oferecem autosserviço de produtos (os famosos tablets gigantes para pedidos).

Todos sabem que a rotina é algo muito importante no nosso dia a dia e isso também inclui os nossos próprios comércios. De nada adianta usar os passos anteriores se não temos uma rotina definida dentro do nosso bar para que se tenha controle de todas as coisas – quando fazer compras, definir estoque e afins. Talvez, esse seja um dos passos mais importantes de todos.

Mencionamos anteriormente sobre tecnologia, mas neste último tópico, queremos enfatizar a importância dela. Hoje, com a IA, você pode esquematizar todo o seu comércio ou de forma manual com o uso de planilhas, lembretes – o que for mais fácil para o dia a dia. Claro que todas essas ferramentas são uma ajuda extra para manter tudo o que foi dito em outros tópicos e, por fim, fazer você ter um bar de sucesso.