Plataformas de entrega forneceram segurança para bares e restaurantes de São Paulo no palco do medo durante a pandemia

06/06/2024

A pandemia de COVID-19 trouxe muitos desafios para o setor de bares e restaurantes em todo o mundo, incluindo São Paulo. Com as restrições de circulação e o medo do contágio as pessoas deixaram de frequentar os estabelecimentos físicos, o que resultou em uma queda significativa no movimento. Após o fechamento temporário dos estabelecimentos essas plataformas se tornaram a principal, ou até a única forma dos consumidores acessarem seus restaurantes favoritos. Nesse contexto, as plataformas de entrega se tornaram ferramentas essenciais para a sobrevivência desses negócios durante esse período desafiador.

Uma das plataformas, a Rappi, que está em São Paulo desde 2018, se destacou por se adaptar rapidamente à nova realidade. A Rappi ampliou sua lista de restaurantes parceiros, oferecendo aos clientes uma grande variedade de opções gastronômicas. Além disso, a empresa implementou medidas para ajudar os estabelecimentos, como a redução das taxas de entrega durante o período mais crítico da pandemia. Isso ajudou a reduzir os custos dos restaurantes e tornou seus produtos mais acessíveis aos consumidores. A Rappi também lançou o programa “Rappi Apoia”, que ofereceu suporte financeiro e treinamento em gestão de entrega para restaurantes de pequeno e médio porte. Essa iniciativa também disponibilizou ferramentas de marketing e publicidade para ajudar os estabelecimentos a divulgarem seus produtos nas plataformas digitais.

O restaurante Famiglia Mancini, um dos mais tradicionais de São Paulo, se associou à Rappi para entregar seus pratos italianos famosos, mas também para vender massas artesanais e molhos prontos. Assim, os clientes puderam recriar a experiência do restaurante em suas casas. Essa estratégia ajudou a manter o fluxo de caixa e a relevância da marca durante os meses de lockdown.

Outro restaurante que se beneficiou das ações da Rappi foi o Bar do Alemão, um tradicional ponto de encontro na região central de São Paulo. Com a pandemia, o movimento do bar caiu drasticamente. Ao aderir à plataforma da Rappi, o Bar do Alemão conseguiu ampliar seu público e manter suas vendas em um nível satisfatório.

Outra plataforma importante é a Uber Eats, que está presente em São Paulo desde 2017. A Uber Eats criou o “Uber Eats para Restaurantes”, um hub online com várias ferramentas e recursos para ajudar os restaurantes na gestão de seus negócios de entrega. A empresa também investiu em campanhas de marketing para promover o delivery de restaurantes em São Paulo com descontos e frete grátis, financiados pela plataforma para aumentar a demanda e incentivar os pedidos. Além disso, o UberEats ofereceu treinamentos e suporte técnico para que os estabelecimentos pudessem melhorar a eficiência e a qualidade do serviço de entrega.

Quem se destacou no uso da Uber Eats foi o Rokai, um restaurante de culinária japonesa com várias unidades na cidade. O Rokai já usava a plataforma antes da pandemia, mas intensificou sua presença no delivery durante o período de crise. Graças a essa estratégia, o restaurante conseguiu manter seu faturamento e até mesmo expandir sua operação.

O bar Astor conhecido pela sua atmosfera animada e coquetéis sofisticados, se beneficiou de uma parceria com o UberEats que permitiu a entrega de kits de coquetéis e petiscos. Essa ação manteve os clientes engajados e também introduziu uma nova fonte de receita.

O iFood, a maior plataforma de entrega da América Latina e presente em São Paulo desde 2011, também implementou várias medidas para ajudar os restaurantes durante a pandemia. A empresa reduziu temporariamente as taxas de serviço cobradas dos restaurantes parceiros visando aliviar o impacto financeiro da pandemia sobre os estabelecimentos e ofereceu linhas de crédito emergenciais. O iFood também implementou um sistema de logística mais eficiente, o que melhorou os tempos de entrega e a satisfação dos clientes, garantindo a qualidade dos alimentos. Além disso, o iFood lançou a iniciativa “iFood Faz Bem”, que doou R$ 100 milhões para auxiliar pequenos restaurantes na compra de insumos e equipamentos de proteção contra a COVID-19. O programa também ofereceu cursos online gratuitos sobre gestão de entrega.

A Pizzaria Carlos, na região da Vila Mariana, foi um dos estabelecimentos que se beneficiou muito com as ações do iFood. A pizzaria, que já usava a plataforma antes da pandemia, viu suas vendas online crescerem significativamente durante o período de crise. Graças ao iFood, a Pizzaria Carlos conseguiu manter seus funcionários trabalhando e evitar demissões.

O Boteco São Bento, famoso pelos seus petiscos e ambiente descontraído, foi mais um dos beneficiados pelas ações do iFood. A redução nas taxas de comissão e o acesso a crédito emergencial permitiram ao bar manter seus funcionários e cobrir despesas operacionais críticas.

Em resumo, as plataformas de entrega Rappi, Uber Eats e iFood desempenharam um papel crucial na sobrevivência do setor de bares e restaurantes em São Paulo durante a pandemia de COVID-19. Esses parceiros ofereceram diversas ferramentas, recursos e benefícios o que foram essenciais para muitos estabelecimentos sobreviverem e facilitou a adaptação dos mesmos ao novo cenário. É importante ressaltar que, mesmo com o fim das restrições, o delivery se consolidou como uma opção importante de consumo para os paulistanos. Muitos restaurantes continuam a utilizar as plataformas de entrega, e o setor deve se beneficiar dessa nova realidade nos próximos anos.

A resiliência demonstrada pelos empresários, combinada com o apoio robusto das plataformas de delivery contribui significativamente para a manutenção de empregos e a retomada gradual da economia de nosso setor nesse novo cenário econômico gerado pela pandemia de COVID-19.