Pequenos Bares e Restaurantes Lideram em Sustentabilidade

06/08/2024

Uma nova pesquisa revela que bares e restaurantes de pequeno porte estão na vanguarda da adoção de práticas sustentáveis no setor de alimentação fora do lar. O estudo inédito, realizado em 2023, analisou a integração da economia circular por meio de 1.002 empresários em todo o Brasil e trouxe insights valiosos sobre como esses estabelecimentos estão adotando práticas que promovem a sustentabilidade.

A economia circular é um conceito que visa otimizar o uso de recursos, reduzindo desperdícios e melhorando a produtividade. Em bares e restaurantes, isso se traduz em práticas como a redução do desperdício de alimentos, o reúso e a reciclagem de embalagens, e a escolha de fornecedores locais e ambientalmente responsáveis. Essas ações não apenas contribuem para a sustentabilidade, mas também aumentam a eficiência operacional, diminuindo custos e impactos negativos.

O diagnóstico sobre economia circular revelou que os estabelecimentos menores, como MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), estão mais engajados em práticas sustentáveis do que as grandes empresas. Em uma escala de 0 a 5, as empresas de menor porte alcançaram pontuações superiores em áreas como gestão, consumo de recursos, gestão energética e recuperação de resíduos.

Os dados mostram que os fatores internos, como a motivação dos próprios gestores, desempenham um papel crucial na adoção dessas práticas. Os empreendedores de pequenos negócios estão mais propensos a implementar medidas sustentáveis, buscando eficiência e redução de custos. A influência de clientes e parceiros, embora relevante, é menos significativa do que a vontade interna de fazer a diferença.

Temas Relevantes da Economia Circular

O estudo categorizou as práticas de economia circular em cinco grupos principais:

1. Energia: Uso sustentável de energia, com ênfase em fontes renováveis e equipamentos eficientes.

2. Água: Reaproveitamento e redução do consumo de água.

3. Gestão: Implementação de tecnologias inovadoras e treinamento de equipe.

4. Consumo de Recursos: Relações sustentáveis com fornecedores e escolha de produtos ecoeficientes.

5. Recuperação de Resíduos: Minimização de desperdícios e estratégias de reciclagem e compostagem.

O restaurante Tia Zarica, em Belo Horizonte (MG), ilustra a aplicação prática dessas ações sustentáveis. Entre as medidas adotadas estão o reaproveitamento da água da chuva, aquecimento solar, separação de resíduos, uso de energia solar e a construção de uma horta orgânica. Segundo Marcelo Andrade Soares, sócio-diretor do Tia Zarica, as práticas sustentáveis proporcionam benefícios financeiros e ambientais, criando um ciclo positivo para o restaurante e seus clientes.

O estudo sobre economia circular destaca que a sustentabilidade está se tornando uma realidade palpável para muitos bares e restaurantes de pequeno porte. A adoção de práticas sustentáveis não só contribui para a proteção ambiental, mas também oferece vantagens operacionais e financeiras. Com o comprometimento contínuo dos gestores e a integração de boas práticas, o setor de alimentação fora do lar está avançando em direção a um futuro mais sustentável e eficiente.

Para ver a convenção completa, clique aqui.