Diário do Comércio Completa 100 Anos

04/07/2024

Na última segunda-feira, dia 1º de julho, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) celebrou de forma especial o centenário do Diário do Comércio. O evento foi marcado por uma cerimônia que não apenas homenageou o jornal, mas também reconheceu empresas centenárias que têm acompanhado a trajetória do periódico ao longo dos anos.

O Diário do Comércio teve sua origem em 1924, quando a ACSP lançou um boletim informativo inicialmente focado em questões comerciais, como a lista de insolvências na cidade de São Paulo. Ao longo das décadas, o boletim expandiu seu conteúdo e, em 1949, foi formalmente renomeado como Diário do Comércio. Hoje, o jornal se estabeleceu como uma plataforma digital dedicada a oferecer suporte informativo crucial para empresários e empreendedores.

A cerimônia de comemoração foi conduzida pelo jornalista Carlos Tramontina e teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro. Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP, destacou a significância do centenário do Diário do Comércio: “Este marco não apenas celebra cem anos de jornalismo e informação, mas também destaca a resiliência do jornal em se adaptar e continuar relevante ao longo do tempo.”

Durante o evento, também foram homenageadas diversas empresas centenárias de São Paulo, como a Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Bar Guanabara Restaurante Ltda, a Casa da Boia Comércio e Indústria de Metais, entre outras. Rafael Gibini, CEO da Companhia Melhoramentos e representante dos homenageados, enfatizou a importância da longevidade das empresas e o papel do Diário do Comércio como um aliado constante para o empreendedorismo na cidade.

Além das homenagens, o evento marcou o lançamento de um livro comemorativo e a apresentação da DC News, uma nova agência de notícias dedicada ao varejo. Todos os participantes receberam um kit especial contendo a edição comemorativa do livro de 100 anos do Diário do Comércio, uma moeda comemorativa, uma folha de selo postal e acesso exclusivo às fotos do evento por meio de um QR Code.

Guilherme Afif Domingos, secretário de Projetos Estratégicos, representando o governador em exercício de São Paulo, Felício Ramuth, encerrou a solenidade relembrando sua experiência pessoal com o jornal e destacando a forte conexão do Diário do Comércio com a comunidade empresarial ao longo das décadas.

Assim, o centenário do Diário do Comércio não apenas celebra um marco histórico importante, mas também reafirma seu compromisso contínuo com a disseminação de informações confiáveis e o apoio essencial ao setor empresarial em São Paulo e além.