Bares e Restaurantes Esperam Alta de Vendas no Dia dos Pais

05/08/2024

Com a aproximação do Dia dos Pais, bares e restaurantes de São Paulo estão otimistas quanto ao aumento nas vendas. Segundo uma pesquisa recente, 79% dos estabelecimentos esperam um crescimento significativo em comparação ao mesmo período do ano passado. Para 65% dos empresários, a previsão é de um incremento de até 20% nas vendas, sinalizando uma oportunidade importante para o setor.

A maioria dos bares e restaurantes, cerca de 78%, planeja abrir suas portas no Dia dos Pais, uma das datas comemorativas mais importantes do ano. Em comparação a um domingo comum, 57% dos empresários projetam um aumento de vendas de até 20%. Além disso, 14% dos entrevistados têm expectativas de um crescimento ainda maior, acima de 20%, reforçando o otimismo no setor.

O Dia dos Pais, apesar de historicamente não ser tão potente quanto outras datas como Dia das Mães ou Dia dos Namorados, tem se mostrado uma oportunidade valiosa para que os estabelecimentos retomem o fôlego financeiro e se recuperem dos desafios impostos nos últimos meses. O aumento no fluxo de clientes e nas vendas pode ser crucial para a saúde financeira de muitos negócios.

Apesar do otimismo em relação ao Dia dos Pais, muitos estabelecimentos ainda enfrentam desafios financeiros significativos. Em junho, 60% das empresas operaram sem lucro, incluindo 36% que se mantiveram equilibradas e 24% que registraram prejuízo. Essa situação começou a melhorar em julho, com a redução para 24% do número de estabelecimentos no prejuízo. No entanto, 40% dos bares e restaurantes ainda possuem dívidas em atraso, o que representa um desafio contínuo para o setor.

As principais dívidas dos estabelecimentos incluem impostos federais (73%), estaduais (47%), empréstimos bancários (36%) e contas de serviços públicos como água, luz e gás (29%). Essas dívidas têm impactado diretamente a saúde financeira das empresas, apesar de não afetarem o movimento de clientes.

Para enfrentar essas dificuldades, bares e restaurantes estão sendo incentivados a aderir ao Programa Emergencial para Retomada do Setor de Eventos (Perse), restabelecido pela Lei 14.859/2024. Este programa oferece benefícios fiscais até o valor de R$ 15 bilhões em renúncia fiscal, e o prazo de adesão se encerra nesta sexta-feira, 2 de agosto.

O Perse original foi instituído pela Lei 14.148/21, com o objetivo de criar condições para a retomada do setor de eventos no país, afetado pela pandemia de covid-19. A medida considerou também os bares e restaurantes, estabelecendo a redução da alíquota de tributos como Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), Imposto de Renda – Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) a zero pelo prazo de cinco anos. O programa, porém, foi revogado pela Medida Provisória 1.202/2023, após suspeita de fraudes, o que gerou grande número de ações na Justiça.

O Dia dos Pais representa uma oportunidade crucial para bares e restaurantes aumentarem suas vendas e fortalecerem suas operações. Com a adesão ao Perse, muitos estabelecimentos podem encontrar o alívio financeiro necessário para quitar suas dívidas e retomar o crescimento sustentável. A expectativa positiva para o Dia dos Pais, aliada ao apoio oferecido pelo Perse, pode ser o impulso que o setor precisa para superar os desafios atuais e consolidar um futuro mais próspero.

O Sindicato de Bares e Restaurantes de São Paulo – SindResBar continua a apoiar seus associados, oferecendo orientações e suporte para que aproveitem ao máximo as oportunidades de crescimento e superem as dificuldades financeiras. Com união e estratégias eficazes, o setor pode não apenas se recuperar, mas também prosperar nos próximos meses.