A Ascensão do Foodservice no Brasil: Oportunidades à Vista

01/10/2024

O mercado de foodservice no Brasil se destaca como um dos mais promissores do mundo, com uma projeção de crescimento de 7% ao ano até 2028, segundo dados da Redirection International, uma empresa especializada em fusões e aquisições. O Brasil abriga mais de 1,6 milhão de estabelecimentos de alimentação fora de casa, refletindo sua posição como um dos maiores mercados globais nesse segmento. Em 2023, o setor gerou um faturamento impressionante de R$ 217,6 bilhões, consolidando sua relevância na economia.

Enquanto nos Estados Unidos as grandes redes de foodservice dominam cerca de 30% do mercado, no Brasil essa participação é significativamente menor, de apenas 10%. Essa fragmentação do setor brasileiro oferece um ambiente fértil para o surgimento e crescimento de pequenos e médios negócios, que podem explorar nichos de mercado e inovar de maneira mais ágil.

O economista Adam Patterson, sócio da Redirection International, aponta que a diversidade de pequenos empreendimentos é uma das chaves para o potencial de consolidação do setor. Para os empreendedores que desejam ingressar no foodservice, algumas tendências emergentes podem impulsionar o sucesso dos negócios. A implementação de soluções tecnológicas, desde a gestão da cadeia de fornecimento até o atendimento ao cliente, é fundamental para otimizar operações e melhorar a experiência do consumidor.

A integração das operações físicas com plataformas digitais também se mostra essencial, especialmente em um cenário em que a demanda por serviços de entrega continua a crescer. Além disso, programas de fidelidade e a busca por alimentos orgânicos e saudáveis são tendências que podem atrair consumidores cada vez mais exigentes.

Apesar do cenário favorável, os empreendedores devem estar cientes dos desafios que podem surgir. A instabilidade econômica, os altos custos operacionais e a necessidade de adaptação às novas preferências alimentares exigem resiliência e estratégia. Adam Patterson alerta para a importância de uma gestão cuidadosa que equilibre a inovação com a sustentabilidade dos negócios.

Em conclusão, o mercado de foodservice no Brasil oferece inúmeras oportunidades para aqueles que desejam empreender, mas requer atenção às mudanças do mercado e aos desafios econômicos. A combinação de crescimento constante e um ambiente propício para a inovação faz deste um momento ideal para investir no setor de alimentação fora de casa.