Homenagem da CNTUR no Dia da Alimentação e Chefe de Cozinha

16/10/2024

Hoje, 16 de outubro, celebramos o Dia Mundial da Alimentação, uma data reconhecida pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) para conscientizar sobre a importância de práticas alimentares sustentáveis e combate à fome. Neste contexto, a CNTUR – Confederação Nacional De Turismo e AREGALA – Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas, Cozinheiros Sem Fronteiras – Brasil, SindResBar-SP e SindHotéis-SP, presta uma homenagem a todos os profissionais que atuam na gestão, produção e distribuição de alimentos no Brasil e no mundo.

A CNTUR e seus parceiros parabenizam todos os chefes de cozinha, cozinheiros e auxiliares, que são fundamentais para a criação de cardápios que valorizam qualidade, criatividade, inovação e sustentabilidade. “É uma honra reconhecer o trabalho incansável desses profissionais, que desempenham um papel essencial na gastronomia, um setor que impacta diretamente nossa economia e cultura”, afirma Wilson Luiz Pinto, presidente da CNTUR. Ele ressalta que essas datas comemorativas são uma oportunidade para valorizar o talento culinário e as inovações que esses profissionais trazem à mesa, contribuindo para o fortalecimento do turismo gastronômico.

O professor Celso dos Santos Silva, vice-presidente da AREGALA e presidente dos Cozinheiros Sem Fronteiras – Brasil, destaca a importância desses profissionais na gastronomia. “Os chefs de cozinha são a alma da gastronomia, responsáveis por criar experiências memoráveis através de pratos que encantam os paladares. Seu talento e dedicação elevam a culinária a um verdadeiro ato de arte, impactando positivamente a cultura alimentar e as experiências de quem aprecia uma boa refeição”, afirma Celso dos Santos Silva.

Com a missão de promover a excelência no setor gastronômico, as entidades ressaltam que essas datas são marcos para destacar o constante avanço da ciência alimentar, a empregabilidade no setor e o impacto positivo da gastronomia no turismo e na hospitalidade. A CNTUR – Confederação Nacional De Turismo e a AREGALA – Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas, juntas, continuam a apoiar essas evoluções e reconhecer o valor de cada profissional que contribui para a experiência gastronômica no Brasil e no mundo.

Esses dias dedicados aos profissionais da cozinha são, portanto, mais do que uma celebração, são um reconhecimento ao compromisso diário de quem transforma ingredientes em arte, nutrindo o corpo e a alma de todos nós.