Novo mapa do turismo brasileiro tem 3285 municípios

O MTur (Ministério do Turismo) divulgou hoje (14) o novo mapa do turismo brasileiro – instrumento que destaca municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e norteia a definição de políticas públicas para o setor. Esse ano, são 3285 cidades em 328 regiões turísticas cadastradas.

No ano passado, foram 2175 municípios em 291 regiões. O aumento nos números, segundo o Ministério do Turismo, é resultado de um amplo trabalho de conscientização junto aos gestores municipais e estaduais a respeito da necessidade de identificação e classificação das cidades para que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região.

“O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, é importante que ele esteja sempre atualizado, garantindo com que os municípios que queiram trabalhar o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

De acordo com o novo mapa, 23% (740) dos municípios estão nas categorias A, B e C. Esses municípios concentram 93% do fluxo de turistas doméstico e 100% do fluxo internacional. Os demais 2545 municípios figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, mas alguns têm papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.

A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia do ‘Plano Brasil + Turismo’, lançada este ano, para fortalecer o setor de viagens no país. A atualização do Mapa deve ser realizada a cada dois anos. Sua construção é feita em conjunto com os interlocutores estaduais que representam o MTur, órgãos oficiais de turismo dos estados brasileiros e instâncias de governança regional. O Tribunal de Contas da União e o Senado Federal reconhecem o Mapa do Turismo Brasileiro como um instrumento de gestão para orientar no desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas. A atualização bianual do documento se torna, portanto, fundamental para que esse instrumento seja eficaz e respeite o princípio de eficiência da administração pública.

MacrorregiãoRegiões turísticasMunicípios
Centro-Oeste36255