Dia Nacional do Chefe de Cozinha e dos Cozinheiros

A CNTUR – Confederação Nacional de Turismo em Convênio com Aregala Internacional – Associação de Restauradores das Américas e do Mundo e Cozinheiros Sem Fronteiras Mundial homenageiam e reconhecem oficialmente neste 13 de Maio, o Dia Nacional do Chefe de Cozinha e dos Cozinheiros neste dia 13 de Maio , como categoria e classe profissionais especiais e estratégicas para o desenvolvimento e crescimento do Turismo Nacional através dos seus trabalhos profissionais e empresariais, que identificam a nossa oferta gastronômica como um diferencial e atrativo singular de regionalidade, história, cultura e qualidade.

Histórica e conceitualmente a ocupação profissional e empresarial na cozinha ganhou enorme impulso internacional, através de dois grandes cozinheiros e chefes franceses dos séculos 18 e 19:

  • Marie-Antoine Carême (1784 – 1833) que desenvolveu para o mundo, os conceitos de simplificação e codificação do estilo de cozinha (Haute Cuisine – Alta Cozinha Francesa, servindo de base até hoje para a clássica gastronomia internacional. Além de importante pesquisador e escritor, criou o TOQUE (Chapéu de Chefe), a classificação dos molhos, bases das técnicas de planejamento de cardápios, entre outros.
  • Georges Auguste Escoffier (1846 – 1935), além de chefe, pesquisador e escritor, foi restauranteur (empreendedor gastronômico), modernizando as formas de produção e apresentação dos pratos e renovando a cozinha como um todo. O mesmo elevou a gastronomia ao status de profissão nacional na França e posteriormente mundial, atribuindo cargos e funções específicas para os trabalhadores de cozinha.

Finalmente em 1890, com o hoteleiro César Ritz começa o que conhecemos hoje como Hotéis Ritz (Paris, Londres, Roma, etc.). Portanto, ocupações com origem e e evolução históricas surpreendentes e que no Brasil são oportunidades de novos negócios, investimentos e crescimento. Diante disso, a CNTUR – Confederação Nacional de Turismo, passa a desenvolver um programa global e continuo de atualização, aperfeiçoamento e especialização em caráter nacional com expertise internacional, objetivando fomentar um Turismo de excelente gastronomia para Todos!

Wilson Luís Pinto
Presidente Executivo da CNtur e SindResBar

Professor Celso dos Santos Silva
Vice Presidente de Aregala Mundial
Presidente de Cozinheiros Sem Fronteiras – Brasil
e Países de Língua Portuguesa

https://youtu.be/zqiIaPH9Aek

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.
Close