1° Manifesto RAMA

Sobreviver ao Tempo

Empreender no Brasil é um desafio para pessoas corajosas. Culturalmente diverso, socialmente injusto, com dimensões continentais e problemas equivalentes, tudo é muito complexo. Convivemos diariamente com a instabilidade fiscal, monetária, política e jurídica, lobbies e forças reguladoras desnecessárias.

Imagine agora ser acometido por um vírus tão complexo quanto nosso Brasil. Instável, desconhecido e cruel. Forma-se aí a tempestade perfeita, terreno fértil para a mentira e a desinformação.

Atualmente não há explicação para o surto repentino de mal-estar e mortes da população global pela ação do coronavírus, suas causas e formas de transmissão.

Em meio a essa questão, uma mentira vem sendo contada, a de que restaurantes e afins são o foco de transmissão da doença. Pessoas inocentes, empresários e trabalhadores, estão sofrendo as consequências de um ataque injusto aos seus negócios e suas vidas.

Restaurantes não são foco de transmissão de doenças, tão pouco o são os produtos que lá se comercializam, alimentos e bebidas, alcoólicas ou não.

As pessoas contagiam-se conforme o seu comportamento e não por onde se comportam. Isso precisa mudar.

Convocamos os empresários que vivem e desfrutam desta atividade maravilhosa, a restauração, para que se afirmem, e não deixem que a morte matada se os acometa. Pela preservação da nossa cultura e dos nossos hábitos, da nossa gastronomia e formas artesanais de produção.

Pedimos que sejam retiradas de nossas vidas os ataques difamatórios e as restrições arbitrárias e descabidas impostas pelo Poder Público à nossa atividade. Só com isso poderemos reencontrar a graça e a disposição para exercer, com dignidade e amor, a nossa vontade.

São Paulo, 21/12/2020