SP tem primeira cafeteria inclusiva do Brasil

Os atendentes Luiza, Danielle, Rodrigo e Carolina

A primeira cafeteria inclusiva do Brasil fica em São Paulo. Localizada na Rua Augusta, a Chefs Especiais Café é comandada por pessoas com Síndrome de Down.

Todos os funcionários da cafeteria foram treinados pelo Instituto Chefs Especiais, criado em 2006 e que tem como objetivo fazer com que pessoas com Down sejam inseridas no mercado de trabalho, proporcionando autonomia e oportunidades e que sejam inspiração. Também é o Instituto que vai supervisionar o trabalho no Café. Os atendentes serão Rodrigo Botoni, Luiza Camargo, Danielle Carnevale e Maria Carolina.

A Chefs Especiais Café fica na entrada do restaurante Como Assim. O espaço foi cedido pelo empresário Tedd Albuquerque (autor do livro que leva o mesmo nome do restaurante), que deixará de servir cafés e sobremesas, assim seus clientes dão preferência ao café vizinho.

Segundo Simone Berti, gestora do Instituto Chefs Especiais, a maior parte dos quitutes será produzido por alunos da entidade, que também têm Down, e a renda será revertida para outras atividades inclusivas. O café terá cardápio em braile, para pessoas com deficiência visual, além de bebidas quentes, bolos variados, tortas, quiches, salgados, pães de queijo, croissant e alguns outros itens que vão variar na semana.

O Chefs Especiais Café fica na Rua Augusta, 2559, funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 18h30 e aos sábados das 10h às 16 horas.

* Foto: Jornal Folha de São Paulo – 07/06/2017