EventosNotícias

PEGN realiza evento para motivar setor de restaurantes e bares

Ontem (27), a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios realizou a primeira edição do PEGN Labs, que contou com o apoio institucional do SindResBar-SP. Durante todo o dia, profissionais de diversas áreas conversaram com proprietários de restaurantes e bares. O objetivo do evento foi atualizar e motivar o setor, tão importante para o turismo e economia nacional.

A diretora de redação da PEGN, Sandra Boccia, abriu o evento e deu as boas vindas aos participantes. Na sequência, Rodrigo Oliveira, do Restaurante Mocotó e do Esquina Mocotó, falou sobre tradição e inovação nos negócios de família, do orgulho que sente por seu restaurante ter criado os famosos dadinhos de tapioca e por servir de inspiração para outros negócios do setor.

Depois, Lisandro Lauretti, do Jamie’s Italian, e Rodrigo Vasconcelos, da CMV Solutions, participaram do painel ‘Da busca por fornecedores ao controle de perdas no estoque’. Lauretti contou sua trajetória no ramo, como conheceu Jamie Oliver e o convenceu a abrir um restaurante no Brasil, e de como foi procurar fornecedores que se encaixassem nos valores dos negócios do cozinheiro inglês. Vasconcelos destacou a importância de fazer o inventário e controlar o estoque.

O casal Janaína e Jefferson Rueda (Bar da Dona Onça e Casa do Porco) e Salvatore Loi (Tavola, Salvatore Loi e Modern Mamma Osteria) debateram os diferentes tipos de negócio do bar à alta gastronomia e de como todos podem ser acessíveis.

Como funciona o jornalismo gastronômico foi o tema do painel que contou com a participação de Patrícia Oyama, da Casa e Comida, Roberta Malta, da Marie Claire, e Paulo Mussoi, de O Globo.

Após o almoço, a rodada de palestras começou com Leo Henry (La Casserole), Marcelo Fernandes (Attimo, Kinoshita, Clos, Mercearia do Francês, Tradi e Panetteria Attimino) e Thomas Radesca Migliano (Zino), que falaram sobre os desafios da gestão no dia a dia em um ou mais negócios. Leo Henry destacou a importância de conquistar novos clientes e manter o conceito que já se estabeleceu. Para ele, a relação e comunicação correta com o público é essencial para o negócio. Marcelo Fernandes ressaltou que é importante sempre motivar a equipe, ainda mais quando se tem negócios variados. Já Thomas Migliano falou sobre como o gestor de um negócio menor e com baixo orçamento pode otimizar seu trabalho e, claro, estabelecimento.

Márcio Iavelberg, da Blue Numbers, falou sobre boas práticas de finanças, seguido da palestra sobre outros modelos gastronômicos com André Fischer, (Los Mendozitos), Luigi Testa (Eataly) e de Priscila Sabará (PoodPass). A Los Mendozitos é uma rede de bares itinerantes de vinhos que tem como proposta facilitar o acesso, conhecimento e consumo de vinho ao maior número de pessoas, além de abrir o mercado para pequenos produtores. Já a proposta do Eataly São Paulo é fazer com que o consumidor tenha as experiências de comer, comprar e aprender num único lugar. Já a FoodPass é uma plataforma de ideias gastronômicas, que reúne conteúdo, marketplace e tecnologia para venda de cursos ou qualquer outro tipo de experiência gastronômica. A palestra motivou os participantes que querem se aventurar por novos e diferentes negócios.

O último painel do dia foi com o consultor de mídias sociais, Cristiano Santos, e Isaac Azar, proprietário do Paris 6, que falaram sobre marketing e redes sociais. Azar pôde contar suas experiências em postagens, além de contar detalhes do caso da garota que caiu na enxurrada ao tentar entrar em um dos restaurantes. Cristiano Santos deu um show de conhecimento em mídias sociais e como aproveitá-las para alavancar os negócios.

Um happy hour finalizou o dia.

NOTA FACEBOOK

Diversas pessoas participaram das palestras, entre eles, Rodrigo Oliveira, Lisandro Lauretti, Janaína e Jefferson Rueda, Salvatore Loi, Leo Henry, Marcelo Fernandes, Thomas Radesca Migliano, Priscila Sabará e Isaac Azar.

Quer saber mais de tudo o que rolou nesse grande encontro? Corre lá no site do SindResBar (www.sindresbar.com.br).

LEGENDAS:

Jefferson Rueda (Casa do Porco), Rodrigo Oliveira (Mocotó), Janaína Rueda (Bar da Dona Onça) e Salvatore Loi (Tavola, Salvatore Loi e Modern Mamma Osteria)

Lisandro Lauretti (Jamie’s Italian)

Rodrigo Vasconcelos (CMV Solutions)

Leo Henry (La Casserole)

Thomas Radesca Migliano (Zino)

Isaac Azar (Paris 6)

Priscila Sabará (PoodPass)

O consultor de mídias sociais, Cristiano Santos.