MTur inicia pesquisa para identificar perfil do turista nacional

Entender o perfil do viajante brasileiro e obter, assim, informações que auxiliem a formulação de políticas públicas de estímulo ao setor de viagens no país. Esse é o objetivo de uma pesquisa que o MTur (Ministério do Turismo) fará com moradores de 137 municípios brasileiros – incluindo as 27 capitais – a partir de hoje.

No estado de São Paulo, as cidades que receberão a pesquisa serão Álvares Machado, Araçatuba, Araras, Assis, Bauru, Campinas, Itanhaém, Itapetininga, Jacareí, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba e Tupã. O processo será dividido em duas etapas: cadastro de pessoas interessadas em participar e, posteriormente, aplicação do questionário com as perguntas. A primeira fase, que começa hoje, e tem como meta cadastrar 30 mil domicílios. A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) realizará as ligações para as residências de municípios selecionados para coletar informações sobre as viagens realizadas nos últimos 12 meses e identificar os interessados em participar da pesquisa de Demanda Doméstica, que terá início no primeiro trimestre de 2018. A seleção das cidades foi feita a partir de uma amostra aleatória que buscou ampliar a representatividade da pesquisa.

A metodologia da pesquisa, com coleta de dados por Painel, é pioneira no Brasil para o monitoramento da atividade turística. Com ela será possível obter resultados da movimentação dos fluxos de turistas e dos seus gastos entre as diferentes regiões do País. O último levantamento de turismo doméstico foi realizado em 2011.

“Temos um enorme potencial de turismo doméstico e queremos avançar para garantir que cada vez mais brasileiros possam viajar pelo seu país. Para isso, precisamos entender o comportamento desses turistas: o que desejam, destinos preferidos e atividades mais procuradas”, explicou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Em abril, o governo federal lançou o ‘Brasil + Turismo’, pacote de ações para impulsionar o turismo no país. Uma das metas é chegar, em 2022, a 100 milhões de viajantes domésticos, ante os 60 milhões registrados atualmente.

* Fonte: Ministério do Turismo
* Foto: Embratur