Notícias

MTE lança portal do mercado de trabalho

Ferramenta vai promover políticas públicas voltadas ao trabalhador e apoiar a gestão estadual e municipal de emprego, trabalho e renda

A Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou, na última quarta-feira (22 de fevereiro), o Portal do Observatório Nacional do Mercado de Trabalho.

O portal reúne informações de sete base de dados – incluindo a Rais, o Caged e o Cadastro Único -, de notícias e publicações relacionadas a emprego e do próprio Observatório Nacional do Mercado de Trabalho.

“Este portal nos dá condições de acompanhar de forma mais efetiva e pontual o mercado de trabalho, e, com isso, promover políticas públicas capazes de atender às necessidades do trabalhador brasileiro”, afirmou o ministro Ronaldo Nogueira, na solenidade de lançamento

O portal traz duas ferramentas para gestão de políticas públicas de emprego, trabalho e renda: o Ambiente Virtual da Rede Observatórios do Trabalho e o Painel de Monitoramento do Mercado de Trabalho. O primeiro foi desenvolvido em parceria com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), e funciona como uma rede social para estimular a articulação e aprimoramento tecnológico dos Observatórios de Trabalho, produzindo informações para ajudar no desenvolvimento de políticas públicas no campo de geração de emprego.

Já o Painel de Monitoramento do Mercado de Trabalho vai apoiar a gestão estadual e municipal de emprego, trabalho e renda, com informações sobre a movimentação do mercado formal no país, atualizadas mês a mês. Com esses dados, os gestores dos estados e municípios poderão pensar em alternativas para combater o desemprego.

Hoje, o Brasil tem 39 milhões de trabalhadores formais, segundo o ministro Ronaldo Nogueira.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar