EventosNotícias

Equipotel 2017 fará homenagem a Paris

Na próxima segunda-feira (11) começa a Equipotel 2017, principal feira do segmento hoteleiro e de gastronomia da América Latina, que esse ano fará homenagem especial a capital da hospitalidade, Paris, o que deve ser uma grande surpresa para os visitantes, segundo a gerente do evento, Camila Moretti.

Em sua 55ª edição, a feira terá um espaço de 25 mil m², 200 expositores nacionais e internacionais, mais de 1500 marcas e espera receber cerca de 34 mil visitantes e compradores. Também esse ano, junto com a Equipotel acontece a Febrava, a feira de negócios para tratamento do ar e climatização.

“Isto deve ampliar o número de visitantes na feira, uma vez que os visitantes têm sinergia com os produtos/serviços oferecidos na Equipotel. Além disso, nossa programação prezará também pelo conteúdo informativo, pela diversidade dos setores presentes e pela demanda do público. Esperamos, dessa forma, que a Equipotel 2017 seja apaixonante e inesquecível para marcas, empresas e fornecedores que farão novos e importantes negócios”, completou Camila.

O setor hoteleiro espera bons negócios e intercâmbio de conhecimento, já que esse ano, a Equipotel também conta com uma programação focada em experiências imersivas, como o Hotel Modelo – que será implantado em uma área de 420 m² e terá 26 metros de frente por 4 metros de altura, contando com todos os setores de um hotel funcional como por exemplo, porta giratória, lobby, recepção automatizada, área de estar, área de convivência, bar, restaurante, cozinha, área técnica, lavanderia, salas de reunião, áreas de eventos e duas suítes. Por ter dois andares e um piso intermediário, além de acesso ao segundo andar por escada ou elevador panorâmico. Haverá ainda a Rodada de Negócios Hotelaria, para criar oportunidades de negócios entre expositores e compradores da cadeia hoteleira, estreitando o relacionamento entre ambos, e as Arenas do Saber e de Debates, espaços dedicados à troca de informações e experiências através de palestras e apresentações.

A ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) estará presente na Equipotel 2017, representando um setor que, no Brasil, conta com mais de 350 mil empregos diretos e quase 2 milhões de empregos indiretos. Para a entidade, alguns assuntos são relevantes neste momento e estar presente na feira ajuda como termômetro para sentir e discutir as demandas.

“Trataremos de assuntos estratégicos como a regulamentação da economia colaborativa, da atual situação do ECAD nas Unidades Habitacionais Hoteleiras, redução de custos com parcerias e fornecedores, distribuição das diárias entre outros assuntos”, comentou Bruno Omori, presidente da ABIH-SP.

Os expositores são de todos os cantos do Brasil e de outros países também. Mas um estado, em especial, se destaca dom o maior número de expositores: São Paulo. Cerca de 50% deles representam o estado paulista, indicando a região como um importante polo de tendências, novidades, tecnologias e serviços referentes à hospitalidade.

A gastronomia não ficará de lado e será muito bem representada na Equipotel, que expandiu, nos últimos anos, ao acrescentar em sua programação assuntos, debates, palestras e expositores relacionados à cadeia de serviços alimentares. Este importante segmento corresponde a mais de 1 milhão de empresas – entre bares, restaurantes e similares -, 6 milhões de trabalhadores e representa 2,6 % do PIB nacional. Em 2017, o setor também marca presença na feira por meio de incentivos a novos negócios, apresentações de produtos, serviços e experiências.

Esse ano, um tema importante estará presente na feira: a alimentação saudável. Entre a população há a crescente procura por uma refeição mais natural, orgânica e livre de aditivos químicos. Em sua programação, a feira contará com diversos espaços que dialogam com questões de alimentação saudável, uma delas é a Equipotel Market. Em um espaço de 100 m², 20 pequenos produtores levarão produtos orgânicos e artesanais – como mel, queijos, azeites, cafés, temperos, geleias, cervejas, cachaças – que possuem em seu cerne o cuidado com a qualidade, saudabilidade e sustentabilidade. A ideia é aproximar esses produtores de donos de bares, restaurantes, compradores de hotéis e pousadas, chefs de cozinha e demais profissionais dos setores presentes.

Essas futuras parcerias vão de encontro com o termômetro do mercado atual. Segundo pesquisa realizada pela Euromonitor Internacional publicada no início deste ano, o Brasil obteve R$ 93,6 bilhões em vendas de alimentos e bebidas saudáveis, tendo o segmento de orgânicos o maior avanço com 18,5%. A previsão é ainda mais positiva e indica que, até 2021, o mercado brasileiro de produtos saudáveis tenha um crescimento de 4,4% ao ano. Com o aumento da demanda, aumenta-se também o número de empresas que buscam se alinhar com essa necessidade da população.

A Equipotel 2017 acontece entre 11 e 14 de setembro, das 13h às 17 horas, no São Paulo Expo, em São Paulo. Outras informações no site do evento: www.equipotel.com.br.

* Foto: Equipotel 2016