Comunidade e prefeitura reinauguram Praça Dom Oroine e Escadaria do Bixiga

O prefeito João Dória participou hoje (4) da reinauguração da Praça Dom Orione e da Escadaria do Bixiga, ambas na Rua Treze de Maio. Os locais passaram por uma revitalização e ações de zeladoria realizadas pela comunidade local, incluindo os proprietários de bares, restaurantes, faculdades e moradores.

A intervenção para a recuperação da praça e da escadaria teve início quando os proprietários dos estabelecimentos se reuniram com o prefeito regional da Sé, Eduardo Odluak, em maio, e definiram estratégias para a realização de um mutirão, que aconteceu no dia 27 do mesmo mês.

As árvores da Praça Dom Orione foram podadas, a grama cortada e replantada, as guias e postes pintados e as calçadas refeitas. Os brinquedos para as crianças foram trocados por novos e o coreto foi limpo e pintado. Na escadaria, além da limpeza, os muros foram grafitados. Ambas ganharam uma nova iluminação, já que a Ilume (Departamento de Iluminação Pública) fez os reparos necessários.

Além do prefeito de São Paulo, participaram da reinauguração o prefeito regional da Sé, Eduardo Odlock, a Banda do Candinho e a Bateria 13, o presidente do SindResBar (Sindicato dos Restaurantes e Bares de São Paulo), Wilson Luiz Pinto, o presidente da CNTur (Confederação Nacional do Turismo), Nelson de Abreu Pinto, membros da Associação Viva a 13 de Maio, o pároco da Igreja Nossa Senhora Achiropita, Antônio Bogaz, estudantes locais e comunidade.

A segurança não foi esquecida. Cinco câmeras de alta resolução, da empresa Newello, foram instaladas na praça e na escadaria. Outras 35 serão espalhadas pelo bairro. As imagens geradas para a central da empresa e disponibilizadas, em tempo real, para a Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana. Esse sistema não teve nenhum custo para a Prefeitura. É uma parceria da empresa que tem o sistema com os estabelecimentos comerciais. Além de segurança, as câmeras também devem inibir o vandalismo.

A ideia do projeto surgiu após a população mostrar interesse por participar do “SP Cidade Linda”, que acontece semanalmente em uma região diferente da cidade. Com a nova iniciativa, o cidadão pode participar das ações em seu próprio bairro. Todos os meses, 32 pontos da cidade passarão por intervenções do programa.

Apesar da tarde fria e da garoa, a comunidade estava empolgada com o espaço totalmente revitalizado e deixando o tradicional bairro paulistano ainda mais bonito.