Brasil é eleito membro do Conselho Executivo da OMT

O Brasil assumiu, no último dia 12, duas importantes funções na OMT (Organização Mundial de Turismo): membro do Conselho Executivo da entidade e a vice-presidência da Comissão Regional da OMT para as Américas, juntamente com o Haiti. As eleições foram realizadas durante a 62ª Reunião da Comissão da OMT para as Américas, realizada na cidade de Chengdu, na China. O secretário executivo do MTur (Ministério do Turismo), Alberto Alves, participou da reunião chefiando a delegação brasileira.

O mandato no Conselho Executivo da OMT, responsável por executar as resoluções da Assembleia Geral e relatar o programa de trabalho da entidade, será compartilhado com o Uruguai por dois anos. O país vizinho atuará no biênio 2018-2019 e o Brasil assume no período seguinte (2020-2021). Concorreram também à vaga, além do Brasil e Uruguai, Argentina, Peru, Jamaica e Honduras.

Na condição de membro do Conselho Executivo, o Brasil definiu três temas prioritários, considerados fundamentais para a consolidação de sua política de turismo. São eles: o desenvolvimento do tema economia colaborativa e mídias digitais, reforço da representatividade da Lusofonia no âmbito da OMT e ampliação dos debates sobre a regulamentação da Proteção ao Consumidor Turista.

O Brasil é membro da OMT desde 1975. Atuou como membro do Conselho Executivo durante cinco mandatos. Em 2015, totalizou 18 anos de atuação na agência especializada das Nações Unidas e principal organização internacional para assuntos relacionados turismo.

* fonte: Ministério do Turismo
* foto: Alberto Alves