Assembleia aprova projeto para estimular turismo

Municípios do estado de São Paulo receberão cerca de R$ 650 mil por ano para atrair mais turistas. A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei 258/2017, que torna 14 municípios como de interesse turístico. As cidades passarão a receber os recursos da Secretaria de Turismo, para investirem em infraestrutura local.

Além das 70 estâncias já existentes no estado, pretendem-se declarar outros 140 municípios como de interesse turístico. Serão 210 cidades recebendo recursos para o turismo, o que vai gerar emprego e renda.

Para ser de interesse turístico a cidade deve seguir alguns critérios como oferecer infraestrutura básica para atender o visitante, incluindo sistema de transporte, serviço médico de emergência, meios de hospedagem e restaurantes. É preciso ainda ter um Conselho Municipal de Turismo firmado, além de ter potencial para atrair visitantes. Todos os municípios do estado de São Paulo (exceto os que já são estâncias) podem pleitear o título de Município de Interesse Turístico. As prefeituras classificadas vão receber recursos adicionais para investir na atividade.

Os municípios já contemplados com o projeto são: Brodowski, Monte Alto, Rifaina, Rubineia, Sabino, Pedreira, Jundiaí, Espírito Santo do Pinhal, Tatuí, Piedade, Tapiraí, Santa Isabel, Martinópolis e Buritama.