BaresNotícias

Acordo entre bares e universidade coibe trote violento

Acordo entre bares, lanchonetes, alunos e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) coíbe trote violento no primeiro dia de aula. A universidade está na terceira edição da “Super Acolhida UCDB”. O objetivo da ação é impedir violência e constrangimento em alunos que estão ingressando na instituição.

A média é de, aproximadamente, dez bares em torno da instituição, e acordo firmado estabelece que aqueles comércios que decidirem abrir, durante o primeiro dia de aula, não poderão vender bebidas alcoólicas. “O principal problema é a ingestão de álcool e com esse acordo nós podemos coibir o trote violento”, disse o reitor, Padre Ricardo Carlos que está à frente da instituição desde outubro de 2015.

A iniciativa da Acolhida é do Conselho de Reitoria. A primeira ação ocorreu em 2016 e desde então todos têm comemorado os efeitos da iniciativa.

O enfermeiro da equipe de socorristas que atende a universidade, Willterman Fernandes disse que há três anos, desde a primeira acolhida, as ocorrências são zero. “Sem trote não tem B.O. – Boletim de Ocorrência – tanto pra gente como para o Ministério Público – MPE”, disse o enfermeiro.

A veterana Kamila Oliveira, 21 anos, estudante de fisioterapia também comemora o fim da violência no primeiro dia de aula. “Em 2015, quando eu entrei na universidade, teve trote violento. Jogaram óleo preto em uma aluno. Não sei se era óleo diesel ou óleo velho de cozinha, mas foi muito constrangedor pro colega. Eles também jogavam ovo na cabeça dos calouros e faziam eles comerem”, lembrou a estudante.

Também em 2015, antes das Acolhidas, outros abusos aconteceram como foi o caso de dois calouros que perderam a consciência, durante o trote dos universitários dos cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Civil.

Eles foram obrigados a ingerir vodka durante o trote e saíram de ambulância de um posto de gasolina ao lado da instituição de ensino. Na ocasião, a Tropa de Choque da Polícia Militar (PM) foi chamada ao local para conter o princípio de tumulto.

O calouro de Arquitetura e Urbanismo, Ítalo de Souza, 17 anos, disse que a iniciativa é muito importante para que o estudante se familiarize com a universidade. “Dessa maneira, o aluno que recém chegou a universidade, tem a oportunidade de conhecer a instituição e eu achei legal que os funcionários estão fantasiados para nos indicar quem é aluno e quem poderá nos servir aqui dentro”, disse.

Até mesmo o reitor estava fantasiado de Mário Bros, um dos personagens de jogos eletrônicos, já que o tema desse ano era games. No ano passado o tema foi dos personagens do filme Harry Potter e a primeira veio com a temática do filme Star Wars.

A Acolhida começou nesta quarta-feira (31), às 7h30 e terminou às 11h00. Para os calouros da noite o início será às 19h30 e terminará às 22h40.

SHOW
Para receber os alunos, a universidade ofereceu show da dupla Manu e Rafael e barracas do grupo das ligas “Atléticas” foram expostas para interagir com os calouros.

As Atléticas são grupos de alunos que se reúnem para promover competições entre eles, com o objetivo de fomentar a integração entre os estudantes.

A ação conta com apoio da Polícia Militar (PM), Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) e Ministério Público Estadual (MPE).

Fonte: Correio do Estado.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar